Servidor de Replicação

O servidor de Replicação (servidor redundante ou espelho) é um segundo servidor Vigo onde será mantida uma cópia da base de dados, sempre atualizada (em tempo real), para entrar em ação caso o servidor principal apresente mal funcionamento.

É interessante que este servidor fique sempre ligado para sempre ter uma cópia da base de dados original atualizada.

A redundância também pode ser usada dentro dos mikrotiks que usem autenticação (PPPoE ou Hotspot). Para isso, basta configurar cada mikrotik para utilizar os 2 servidores de autenticação (principal e redundância). Se o primeiro parar de responder, o segundo irá assumir, sem nenhuma intervenção do técnico. Nesse caso, o servidor redundante precisa estar ligado 24 horas por dia.

Perguntas frequentes

De quanto em quanto tempo o servidor de replicação é atualizado ?

Normalmente a sincronização acontece em tempo real. Isso só não irá acontecer nos casos em que um dos servidores for desligado e religado após um longo período de tempo. Nestes casos, os servidores irão levar alguns minutos para trocar todas as informações e dados necessários para a sincronização.

Posso configurar meu Mikrotik para autenticar também no servidor secundário ?

Sim. O mikrotik irá tentar autenticar primeiramente no servidor principal. Caso ele não receba uma responsta para a autenticação, ou receba uma rejeição como resposta, ele irá tentar a autenticação no servidor secundário.

Quais os requisitos mínimos para o servidor redundante ?

De preferência a mesma configuração do servidor principal. Clique aqui para ver.